Boa noite!           Tera 19/03/2024 00:39
Home > A importância da Leitura
A Importância da Leitura

Ler é importante.

Até os que não praticam o “ler é importante” reconhecem o seu valor como modelo eficiente na busca do conhecimento individual e também coletivo, essencialmente universal. 

Hoje existem diversas outras maneiras também eficazes para a obtenção do conhecimento e da informação, mas a leitura é ainda o melhor dos caminhos. O hábito, do qual tanto se fala como necessidade para o gosto pela leitura, lembra o de um corpo que aos poucos vai ganhando, com exercícios, condicionamento físico.

Ler também é divertido. Ou não é? A leitura de um bom livro lembra paixão. Um bom livro não se larga, não se abandona, não se esquece jamais.

É assim que paixão vira amor eterno.

O início – como tudo na vida – não é fácil. É preciso vontade, esforço e muita dedicação.

Outras opções, mais sedutoras, acabam nos levando para o mais fácil. O pecado da preguiça opera desculpas e faltas disso e daquilo, provocando em nós acomodação cultural.

Corremos o risco de construirmos uma geração que só lê manchetes e links, que nem sempre, em sínteses, expressam o cerne da questão.

Não há educação quando a ignorância habita a família, a escola, o trabalho, os governos.

Não há leitura sem o comprometimento de todos pelo livro. O livro é mágico e precisa colocar-se aos olhos. Precisa pontuar os mais diversos caminhos.

A inclusão cultural pela leitura deve, e precisa, passar pela coragem política do mundo real.

O livro pode até acabar, na forma como hoje o conhecemos, na plataforma papel, mas a leitura não. Adentrar em uma livraria não precisa ser um desafio incomum.

Outro dia – ainda na minha adolescência – quando descobri que “ler é importante” alguém de nome Lobato me disse: "Um país se faz com homens e livros."

Naquela dia incomum atendi ao seu incrível chamado.

Depois também me deixei levar pelo universo de Alencar, Sabino, Clarice, Machado, Bandeira, Cecília, Drummond, Graciliano, Lygia, Cabral, Bilac, Rachel, Callado, Gullar e de outros tantos Amados.

João Scortecci