Boa noite!           Tera 19/03/2024 02:31
Home > Editora publica livro e cartilha para estimular novos escritores
Editora publica livro e cartilha para estimular novos escritores

20/04/2004 - CARLA NASCIMENTO
da Folha Online

No meio dos 2.000 títulos que estão sendo lançados pelas editoras nesta 18ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, pelo menos um dá destaque aos candidatos a escritores. No próximo dia 25, último dia do evento, a editora Scortecci vai lançar "Livre Pensador", publicação que reúne poesias, crônicas e contos de 117 escritores estreantes sobre diversos assuntos.

A publicação, dividida em dois volumes será distribuída para críticos, escritores, jornalistas e bibliotecários. A intenção é fazer com que formadores de opinião tenham acesso aos textos e descubram possíveis talentos.

Segundo João Scortecci, 48, diretor-presidente da editora, a idéia é apresentar novos nomes ao mercado literário. "O mercado de autores internacionais está cada vez mais difícil e caro e os autores nacionais com textos apurados são poucos e a maioria já tem contrato com grandes editoras", diz.

A editora pretende dar continuidade ao projeto nas próximas feiras e para a próxima Bienal do Rio, que acontece no ano que vem, a ideia é lançar uma coletânea com 100 autores e já possuir em seu catálogo escritores que tenham surgido a partir dessa iniciativa. "Se a gente conseguir colocar dois ou três no mercado editorial já é uma grande vitória", diz Scortecci.

Faz parte da estratégia da editora a distribuição de uma cartilha para dar dicas aos que pretendem ingressar no mundo da literatura. Batizada de "José Versino Prosa em: Minha Vida de Escritor", a cartilha tem formato de história em quadrinhos e mostra a trajetória de um autor desconhecido que sai em busca de uma editora para ver sua obra publicada.

A Bienal do Livro de São Paulo acontece no Centro de Exposições Imigrantes (km 1,5 da rodovia dos Imigrantes) e vai até o próximo dia 25, das 10h às 22h.